Com a queda do poder de compra da população e as incertezas quanto ao futuro, muita gente deixa de adquirir bens para não comprometer o orçamento doméstico.
Diante dessa diminuição no consumo, os estabelecimentos vivem constantes desafios para manter ou até aumentar o faturamento e, assim, honrar os compromissos com fornecedores e funcionários. Para você superar os obstáculos presentes na crise, o blog da Sage apresenta no post de hoje algumas dicas para o seu negócio vender mais. Confira!
Rever as estratégias de marketing e vendas
Em uma crise econômica, geralmente, ocorrem muitas mudanças no cenário de uma empresa. Podemos comparar essa situação com a reorganização de peças em um tabuleiro. Por isso, táticas que antes da recessão davam certo, hoje em dia podem não mais funcionar.
Nesse contexto, o empresário que sabe como aumentar as vendas pode criar importantes vantagens competitivas para o negócio, principalmente depois de passada a crise. E como fazer isso? Um passo importante é rever as estratégias de marketing e vendas da empresa.
Se na época de “bonança” determinada linha de produtos ou serviços era a mais procurada, no cenário de crise, uma linha com preços mais atrativos pode ser a preferida. Por esse motivo, fazer uma espécie de raio-X nos dados da empresa para identificar o que mudou durante a crise pode ser uma maneira de ter ideias para novas estratégias. Dessa maneira, o negócio poderá atender às necessidades dos clientes, as quais podem ter mudado durante a recessão.
Aprender a como aumentar as vendas pela internet
Para elevar o faturamento em um período de turbulência na economia, o gestor deve ir em busca de possíveis compradores para os produtos ou os serviços da empresa. Logo, se na região de atuação do negócio houve queda na demanda, uma alternativa é aumentar as vendas em outros locais, por exemplo, por meio da internet.
Você imaginou a quantidade de buscas feitas por dia a respeito de termos ligados ao seu negócio? Com ferramentas apropriadas de marketing digital, é possível ter uma noção dessa demanda. Ao comercializar pela internet, a empresa expande a área de atuação e consegue abranger um número maior de potenciais consumidores do que se tivesse apenas um ponto fixo de venda.
Fidelizar os clientes da marca
Se atrair novos consumidores é difícil, o empresário precisa aprender a aumentar as vendas para os clientes assíduos do negócio. Lembre-se de que quem compra com frequência da empresa já conhece a qualidade das ofertas e do atendimento, por isso, é mais fácil vender mais para um cliente habitual do que vender para um cliente novo.
Oferecer descontos, fazer promoções baseadas em um número mínimo de compras, ofertar pacotes complementares de produtos ou serviços, melhorar as condições de pagamento, etc. são algumas das táticas para aumentar o faturamento. Além disso, por meio de um programa oficial de fidelização de clientes, com a troca de pontos por benefícios, por exemplo, a empresa pode aumentar a recorrência de vendas.
Fonte: Sage Negócios
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